ANSIEDADE: O MAL DO SÉCULO
Sob Um Olhar Espiritual
Em termos conceituais, ansiedade é um estado psíquico de apreensão ou medo provocado pela antecipação de uma situação desagradável ou perigosa. A ansiedade é tida como uma reação inerente ao ser humano, já que ele pode auxiliá-lo a se proteger de perigos, mas torna-se patológica quando passa a fazer parte inexorável da vida da pessoa, assumindo um caráter generalizado e inferindo no funcionamento saudável de sua vida.
Generalizando, ante a impossibilidade de se estabelecer conceitos e diagnósticos de forma técnica, as causas da ansiedade patológica, fisicamente falando, são: o hipertiroidismo, a ansiedade generalizada, crises de pânico, fobias, perturbação obsessivo compulsiva, síndrome do estresse pós-traumático, depressão, psicoses e perturbação maníaco-depressiva.
Enquanto você ler, Que tal ouvir uma Bela Musica para alegrar sua Alma!
Mas e do ponto de vista espiritual, quais são as causas da ansiedade?
A ansiedade é uma ilusão de controle, controle de tempo, de pessoas e de coisas que não dependem de nós. Essas são as raízes espirituais da ansiedade, cujo portador normalmente faz uso contínuo da frase “para mim, tudo é para ontem”
O texto de Hugo Gimenez referenciado acima nos traz a transcrição dos ensinamentos da médium Isabel Salomão, em uma reunião pública de perguntas e respostas na Comunidade Espírita “A Casa do Caminhos”, na cidade de Juiz de Fora, Estado de Minas Gerais.
Ela esclarece que “ansiedade é inquietude do Espírito. O Espírito está inquieto, ele está de alguma forma infeliz; ele precisa refletir um pouco sobre a vida, ele precisa parar um pouquinho, dar um tempinho para si mesmo junto ao Cristo e aos mentores espirituais. Ele fica sufocado pelas in
informações negativas que ele escuta na televisão, no jornal, na sociedade, na vida e, por isso, ele está inquieto. É preciso, então, que ele (o ansioso) tenha um recolhimento, uns minutinhos por dia para falar de Jesus. O melhor mesmo é Jesus, chame pelo Cristo que ele manda um emissário dele para a Terra.
Vigie seus pensamentos, suas atitudes! A espiritualidade está precisando de pessoas que cuidam da moral, que cuidam da vida reta, da dignidade. Não precisa ser santo... Ser espírito de luz é você entender que você vem de Deus e vai voltar para ele um dia. Você tem que levar para ele uma bagagem, que dignifique a sua filiação divina. Você não nasceu por acaso, Deus sabe que você existe e ama você. Dê atenção a isto! Não tenha medo do sofrimento, ele existe em todo lugar, em todos os corações! Mas não tem sofrimento que aguente uma mensagem de fé em Deus, de confiança em
Deus... uma prece firmada na convicção, na atitude, na vida reta”.
Conforme aduzido pela médium, a ansiedade caracteriza-se pela inquietude do Espírito, que por algum motivo encontra-se em estado de tristeza e sobressalto, necessitando de algum tempo para que possa reequilibrar-se e reconectar-se com o que realmente é importante para ele, devendo, primordialmente, conectar-se com o Alto, com Jesus.
De acordo com o site Grupo Espírita Allan Kardec, em um artigo intitulado “As orientações de Jesus sobre a ansiedade”, baseando em interpretação do Evangelho, ensina-se:
Jesus se refere aos ansiosos como sendo aqueles que não confiam na Providência Divina. Mas, nas entrelinhas de seus ensinamentos, Ele também destaca outro fator gerador de ansiedade: a falta de confiança em si mesmo, na própria capacidade de realização. Portanto, a ansiedade surge quando um desses fatores ocorre ou quando os dois acontecem ao mesmo tempo: ou está faltando confiança na Providência Divina ou está faltando confiança em nós mesmos.
E Ele ainda reforça esses ensinamentos ao dizer: “Pedi e obtereis; batei, e abrir-se-vos-á; buscai e achareis”. O que significam essas palavras? Elas podem ser assim compreendidas: ajuda-te, e o céu te ajudará! Somente com essas colocações é que se completam os ensinamentos de Jesus sobre a
ansiedade! Acompanhe o raciocínio: partindo da confiança de Deus e em Sua Providência, e fazendo o máximo e o melhor ao nosso alcance, venceremos a ansiedade, pois estaremos com a consciência tranquila e também confiando que todos os recursos disponíveis serão mobilizados a nosso favor. Só fica ansioso aquele que duvida!
A dúvida gera a incerteza e esta, por sua vez, gera a ansiedade.
Em consonância com o que nos ensinou Joanna de Ângelis, “o distúrbio está enraizado no ser que desconsiderou as Soberanas Leis e se reencarna com predisposição fisiológica, imprimindo nos genes a necessidade da reparação dos deltos transatos”. O que se entende? Entende-se que a ansiedade está impregnada nos genes desde o momento em que há o encontro entre corpo físico e corpo espiritual, sendo resultado de desordens de vidas passadas e que foi aflorada nesta vida por algum gatilho.
O Espiritismo é para os fortes, aqueles que aceitam verdades que muitas vezes ferem. Eu que vos escrevo sou portadora de ansiedade, há anos, e sim, tenho que entender que eu mesmo me causo tal desconforto. Seja pela falta de fé em Deus, seja por falta de fé em nós mesmos, a realidade que cerca o ansioso é a constante angústia no coração, o aperto no peito, o sobressalto de pensamentos ruins, que nos fazem acreditar que algo irá acontecer.
O Site ainda finaliza:
"Considerando que os semelhantes se atraem, ao nos rendermos à ansiedade, estaremos igualmente entrando em sintonia com outros, encarnados e/ou desencarnados, que vibram nas mesmas ondas de inquietação, agravando ainda mais nosso estado íntimo".
Aqui podemos inserir a questão mediúnica da ansiedade. Sim, a ansiedade também é vista como uma doença medianímica, pois em estado de angústia, emitimos vibrações negativas que se afinam com irmãos em igual estado vibratório e assim, o problema é agravado.
A ansiedade demanda tratamento multidisciplinar, ou seja, a medicina humana não exclui a necessidade espiritual, e vice-versa. Conforme nos deixou Emmanuel, “se o homem nascesse para andar ansioso, seria dizer que veio ao mundo, não na categoria de trabalhador em tarefa santificante, mas por desespero sem remissão”.
Que possamos sempre lembrar que a ansiedade é má companheira, adoecendo o espírito, o corpo espiritual e demanda tratamento e real atenção.
Olhe para o Alto, confie, leve em seu coração que estás sendo protegido e guardado. Confie na Providência Divina! Confie em você! Muita sorte de paz a todos.
Quando você sentir os sintomas, sugiro que procure ajuda o mais rapido possível, eu tenho atendido muitas pessoas, e com ótimos resultados de cura, através das terapias apométricas. ligue:1193703.83.70
Comentários
Postar um comentário